Este trabalho académico é realizado no âmbito da disciplina Aplicações Informáticas (AI) leccionada na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) pelo Eng.º Lino Oliveira. Como estudantes do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), é para nós importante consolidar algumas matérias. Foi-nos então solicitada a realização de um trabalho académico, onde deveremos criar um site. Ao longo deste relatório, apresentaremos o tema escolhido para a dinamização do site, a comparação entre as ferramentas estudadas, a escolha da ferramenta para a criação do site e a investigação efectuada. Queremos, com este trabalho, aprender a manusear um site para podermos implementar este conhecimento em projectos futuros. Tentaremos expor a informação contida, tanto no site como no relatório, de uma forma clara, simples e sintetizada.
Para a dinamização do site na escolhemos o tema “Preservação, Conservação e Restauro de Documentos Cartográficos”, pois é um tema que estamos a investigar para a disciplina de Preservação e Conservação e deste modo, torna-se numa ferramenta que auxilia a na pesquisa e agrupamento da informação disponível em diferentes fontes. Outro dos factores que nos leva a escolher este tema é o facto de ser interessante e construtivo para nós. Para a criação do site escolhemos a ferramenta Weebly por diversos factores. Em primeiro lugar pretendíamos escolher uma ferramenta que não fosse tão conhecida como o Webnode ou o Google Sites. Isto porque estamos cientes que existem ferramentas menos conhecidas que possuem as mesmas funções que outras mais utilizadas. É o caso do Weebly que permite inserir arquivos, vídeos, músicas, imagens, templates, álbum de fotos, formulários, criação de um blog e fórum, entre outras funcionalidades que tornam esta ferramenta apetecível. Esta pareceu-nos ser a ferramenta gratuita com mais funções interessantes e mais fácil de manusear. Para chegarmos a uma conclusão positiva acerca desta ferramenta, vimos um vídeo no site Weebly que nos permitiu a visualizar como criar um site aí. Este vídeo permitiu também que escolhêssemos este site em oposição ao FreeWebs, pois estávamos indecisas entre um dos dois. Mas o facto de o Weebly permitir a visualização do site do seu interior, foi uma mais-valia sob o FreeWebs que não possui qualquer vídeo do género.
3 opções de design: profissional, pessoal e layout feito por utilizadores
×
Permite a mudança de configurações (alteração de cor, tipo de fonte, inserir imagens, …)
×
arquivos
×
×
×
×
×
Gratuito somente por 14 dias
×
Vídeos
×
×
×
×
Músicas
×
×
×
Imagens
×
×
×
×
Menus
×
Livro de visitas
×
Templates (molduras)
×
×
×
Álbum de fotos
×
×
×
×(com legendas e links)
×
Formulário
×
×
×
×
Blog
×
×
×
Perfil
×
Fórum
×
×
Edição em CSS
×
Possibilidade de mudança de idioma
×
×
chat
×
Mapas
×
×
Banco de widgets
×
Não necessita de software adicional
×
Gratuito
×
×
×
Linguagem de programação Java
×
Não precisa realizar cadastro
×
Salva modificações
Notas
×
Guarda as versões salvas anteriormente
×
Permite desfazer mudanças recentes
×
Lembretes
×
Necessário fazer o download da barra de ferramentas
×
Permite testar o programa sem ter que o instalar
×
Pago
×
Incorporação de documentos
×
Não tem publicidade
×
Para escolhermos o criador de sites que queríamos utilizar (Weebly), tivemos que proceder à comparação de ferramentas através de uma investigação. Assim sendo iremos nomear as funcionalidades de cada ferramenta.
3 opções de design: profissional, pessoal e layout feito por utilizadores
Permite a mudança de configurações (alteração de cor, tipo de fonte, inserir imagens, …)
×
arquivos
Gratuito somente por 14 dias
Vídeos
×
×
×
×
Músicas
×
Imagens
×
×
Menus
×
Livro de visitas
×
×
Templates (molduras)
×
×
×
×
Álbum de fotos
×
×
×
×
×
Formulário
×
×
Blog
×
×
×
×
Perfil
Fórum
×
×
Edição em CSS
Possibilidade de mudança de idioma
chat
Mapas
Banco de widgets
×
Não necessita de software adicional
Gratuito
×
×
×
×
Linguagem de programação Java
Não precisa realizar cadastro
Salva modificações
Notas
×
Guarda as versões salvas anteriormente
Permite desfazer mudanças recentes
Lembretes
×
×
×
Necessário fazer o download da barra de ferramentas
Permite testar o programa sem ter que o instalar
Pago
×
Incorporação de documentos
×
Não tem publicidade
Necessita do Flash
×
Não necessita de instalação
×
Restringir conteúdos
×
×
Incorporação de outros aplicativosgoogle (calendar, docs, …)
×
Na investigação do tema procedemos à pesquisa de informação através da Internet e de livros. Lemos e sintetizamos essa informação. Para a investigação da ferramenta Web 2.0 a utilizar na criação do site procedemos à recolha de informação sobre as funcionalidades das ferramentas através de pesquisa na Internet.
Com a realização deste trabalho concluímos que existem outras ferramentas de criação de sites, das quais nunca ouvimos falar, mas que são igualmente eficazes comparando com as mais conhecidas. Consideramos que criar um site é hoje tão fácil quanto criar um blog. Esta é uma forma de dinamizar trabalhos ou mesmo projectos pessoais ou empresariais de uma forma gratuita e eficiente. Aprendemos muito com este trabalho pois estamos conscientes de que saber lidar com as várias ferramentas da Web 2.0 é uma mais-valia para toda a gente mas principalmente para nós, gestores da informação, que devemos estar sempre a par das novas tecnologias e do seu funcionamento. Estamos cientes que a criação de um site e a dinamização deste pode ser, para nós, um futuro projecto profissional. Tendo em conta que actualmente é necessário proceder à exposição pública das organizações para a sua expansão, crescimento e reconhecimento público, é indispensável a aplicação destas ferramentas, tendo como objectivo a dinamização da actuação institucional e como desenvolvimento do nosso trabalho enquanto profissionais competentes no desempenho das nossas funções. Na sociedade tecnológica, é indispensável a adequação dos meios empresariais e institucionais ao seu desenvolvimento, de modo a acompanhar o mercado e não ficar em último lugar na corrida do sucesso empresarial. É importante não paralisar no tempo, pois implica custos financeiros e humanos desnecessários, o que poderá conduzir ao seu encerramento definitivo e precoce. O nosso site pode ser visitado em http://documentoscartograficos.weebly.com/ .
Este trabalho académico é realizado no âmbito da disciplina Aplicações Informáticas (AI) leccionada na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) pelo Eng.º Lino Oliveira.
Como estudantes do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), é para nós importante consolidar algumas matérias. Foi-nos então solicitada a realização de um trabalho académico, onde deveremos criar um site.
Ao longo deste relatório, apresentaremos o tema escolhido para a dinamização do site, a comparação entre as ferramentas estudadas, a escolha da ferramenta para a criação do site e a investigação efectuada.
Queremos, com este trabalho, aprender a manusear um site para podermos implementar este conhecimento em projectos futuros.
Tentaremos expor a informação contida, tanto no site como no relatório, de uma forma clara, simples e sintetizada.
Para a dinamização do site na escolhemos o tema “Preservação, Conservação e Restauro de Documentos Cartográficos”, pois é um tema que estamos a investigar para a disciplina de Preservação e Conservação e deste modo, torna-se numa ferramenta que auxilia a na pesquisa e agrupamento da informação disponível em diferentes fontes.
Outro dos factores que nos leva a escolher este tema é o facto de ser interessante e construtivo para nós.
Para a criação do site escolhemos a ferramenta Weebly por diversos factores.
Em primeiro lugar pretendíamos escolher uma ferramenta que não fosse tão conhecida como o Webnode ou o Google Sites. Isto porque estamos cientes que existem ferramentas menos conhecidas que possuem as mesmas funções que outras mais utilizadas. É o caso do Weebly que permite inserir arquivos, vídeos, músicas, imagens, templates, álbum de fotos, formulários, criação de um blog e fórum, entre outras funcionalidades que tornam esta ferramenta apetecível. Esta pareceu-nos ser a ferramenta gratuita com mais funções interessantes e mais fácil de manusear.
Para chegarmos a uma conclusão positiva acerca desta ferramenta, vimos um vídeo no site Weebly que nos permitiu a visualizar como criar um site aí. Este vídeo permitiu também que escolhêssemos este site em oposição ao FreeWebs, pois estávamos indecisas entre um dos dois. Mas o facto de o Weebly permitir a visualização do site do seu interior, foi uma mais-valia sob o FreeWebs que não possui qualquer vídeo do género.
Funcionalidades
Para escolhermos o criador de sites que queríamos utilizar (Weebly), tivemos que proceder à comparação de ferramentas através de uma investigação.
Assim sendo iremos nomear as funcionalidades de cada ferramenta.
Funcionalidades
Na investigação do tema procedemos à pesquisa de informação através da Internet e de livros. Lemos e sintetizamos essa informação.
Para a investigação da ferramenta Web 2.0 a utilizar na criação do site procedemos à recolha de informação sobre as funcionalidades das ferramentas através de pesquisa na Internet.
Com a realização deste trabalho concluímos que existem outras ferramentas de criação de sites, das quais nunca ouvimos falar, mas que são igualmente eficazes comparando com as mais conhecidas.
Consideramos que criar um site é hoje tão fácil quanto criar um blog. Esta é uma forma de dinamizar trabalhos ou mesmo projectos pessoais ou empresariais de uma forma gratuita e eficiente.
Aprendemos muito com este trabalho pois estamos conscientes de que saber lidar com as várias ferramentas da Web 2.0 é uma mais-valia para toda a gente mas principalmente para nós, gestores da informação, que devemos estar sempre a par das novas tecnologias e do seu funcionamento.
Estamos cientes que a criação de um site e a dinamização deste pode ser, para nós, um futuro projecto profissional. Tendo em conta que actualmente é necessário proceder à exposição pública das organizações para a sua expansão, crescimento e reconhecimento público, é indispensável a aplicação destas ferramentas, tendo como objectivo a dinamização da actuação institucional e como desenvolvimento do nosso trabalho enquanto profissionais competentes no desempenho das nossas funções.
Na sociedade tecnológica, é indispensável a adequação dos meios empresariais e institucionais ao seu desenvolvimento, de modo a acompanhar o mercado e não ficar em último lugar na corrida do sucesso empresarial. É importante não paralisar no tempo, pois implica custos financeiros e humanos desnecessários, o que poderá conduzir ao seu encerramento definitivo e precoce.
O nosso site pode ser visitado em http://documentoscartograficos.weebly.com/ .
[1] MOONFRUIT: CONSTRUINDO SEM MEXER NO HTML. In BAIXAKI. [Em Linha]. [Consult. 15 de Dezembro 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.baixaki.com.br/download/moonfruit.htm>
[2] CRIANDO O SEU PRÓPRIO WEBSITE. In Baixaki. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.baixaki.com.br/download/freewebs.htm>
[3] O QUE É EDICY. In Edicy. [Em Linha].[Consult. 15 de Novembro 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.edicy.com/quem-somos/sobre-edicy>
[4] SOBRE O USO DO WEBNOTE. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.aypwip.org/webnote/docs/help/sobre_webnote.pdf>
[5] http://www.mydigitallife.info/2008/06/01/diy-web-design-and-publishing-with-webon/pt/
[6] OUR FEATURES. In weebly : Web creation made easy. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.weebly.com/features.html>
[7] COMFYPAGE : CONSTRUTOR GRATUITO DE SITES ONLINE. In Criar sites. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.criarsites.com/comfypage-construtor-gratuito-de-sites-online/>
[8] WIX : CRIE SITES EM FLASH GRÁTIS COM UM ASSISTENTE PASSO A PASSO. In Criar sites. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.criarsites.com/wix-site-em-flash-gratis-com-assistente-passo-a-passo/>
[9] ROXER, CRIA SITES SEM USAR PROGRAMAÇÃO. In PT ajax : Tutoriais notícias. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.ptajax.com/133/sites/roxer-cria-sites-sem-usar-programacao>
[10] REVIEW: SITE KREATOR. In What will you do with visual studio 2010?. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.webreference.com/reviews/site_kreator/
[11] SO WHAT EXACTLY IS SNAPPAGES?. In SnapPages. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.snappages.com/learnmore>
[12] FEATURES TOUR. In Yola stop browsing.start building. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.yola.com/features.html>
[13] EXPLORE : FEATURE. In webs : grow a site.grow a community. [Em Linha].[Consult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.webs.com/pages/features/>
[14] WELCOME TO GOOGLE SITES. In Google sites. [Em Linha].[Cosult. 15 de Dezembro de 2009]. Disponível na www: <URL: http://www.google.com/sites/overview.html>